quarta-feira, 13 de abril de 2016

Comerciantes reclamam de segurança e falta de monitoramento das câmeras de filmagem que não estão registrando ilícitos na região

Para comerciantes falta de tudo um pouco na 
segurança pública 
01- O estopim 
Os constantes assaltos ao comércio foi o estopim para uma enxurrada   de reclamações por parte dos comerciantes e moradores na região do Grande Guatupê em São José dos Pinhais. Na semana passada uma comerciante teve sua loja saqueada por três criminosos em plena a luz do dia. Foi no dia (05) por volta das 11 horas da manhã na Avenida Guatupê, a principal do bairro, que é bastante movimentada, mesmo assim não foi barreira para os assaltantes.  “Próximo à loja, existe uma câmera de monitoramento administrada pela secretaria municipal de segurança da cidade, mas que nada registrou, deixando eu, meu marido e todos os comerciantes indignados. Pois Além disso, as câmeras instaladas não são baratas, e quando não são uteis aos munícipes não há razão de estarem ali”, diz a comerciante assaltada.
Hoje as câmeras não tem sido mais um obstáculo. Esse é um tipo de crime de oportunidade, os ladrões se sentem seguros em cometê-lo, e isso porque eles acreditam que não permanecerão presos por muito tempo — diz um outro comerciante que preferiu não se identificar por medo de represália.

02- PREOCUPANTE
 Outro fator que elevaram os ânimos dos comerciantes é a inoperância do módulo da UPS da Polícia Militar instalado na região. Segundo vários comerciantes e moradores, além da própria comerciante assaltada, nada adianta ligar para a base da UPS do Guatupê, pois o telefone sempre dá ocupado, e raramente quando conseguem falar, recebem a informação que não possuem equipe para atender.  

03- SITUAÇÃO DE MOMENTO
 Em situação rara, dado o ilícito, alguns minutos depois passou uma viatura da PMPR, onde outros comerciantes informaram do assalto. Os policiais na situação atenderam a ocorrência, porém não saíram de imediato em busca dos criminosos, mesmo sendo passado de pronto às características do carro, dos assaltantes e a direção que eles tomaram. Quando, uma vítima consegue ter esse atendimento, não se espera outra atitude por parte das autoridades, do que o pronto atendimento, e até mesmo levar a vitima para um patrulhamento na tentativa de localizar os indivíduos que praticaram o crime. Nunca se sabe a razão da qual o agente agiu assim, mas como explicar isso para uma vítima que acaba de ser assaltada.
03- Por fim, os comerciantes da região do Grande Guatupê, não pedem mais do que necessitam, para uma melhor segurança na região. Quando reclamam, sabem da real situação de segurança, não só na região, cidade, mas em todo o Estado. O déficit de pessoal não atinge somente a Polícia Militar, Guarda Municipal. O número de policiais civis do estado  também é muito reduzido, lá na ponta deste imenso mapa, fica a população que não recebem o que lhe é de direito quando o assunto é segurança.

POLICIAMENTO: EM NOTA - O 17º BPM informa que o telefone de atendimento de emergências da Polícia Militar é o 190. O 17º BPM tem realizado operações policiais constantes no local e nos bairros da UPS o número de roubos está menor do que em outros bairros onde a UPS não atende.  

MONITORAMENTO: EM NOTA -  Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria de Segurança informa que no bairro Guatupê existem 10 câmeras  de monitoramento -  todas em funcionamento. Com relação à não gravação das imagens, devido aos vendavais ocorridos em fevereiro deste ano,
 a torre de transmissão localizada no Parque da Fonte foi danificada e precisa ser substituída, processo pelo qual há um edital de licitação em elaboração.

Um comentário:

  1. VENDAVAIS NADA nenhuma das cameras do bairro todo nunca foi ativada de verdade todas estão lá desligadas a prefeitura ainda mente pra n se ferrar e tá achando q somos retardados estamos em abril quer dizer então que leva 2 meses pra prefeitura arrumar uma tal torre que acho que nem existe imagina pro resto das coisas que necessita de reparos no bairro e esses bundão ainda tem coragem de ir em porta de colégio pedir votos '-' é incrível como eles não cuidam nem dá avenida principal do bairro '-' pela quantia de lojas que tem lá dá pra ver que são elas que movimentam a economia do bairro todo e mesmo assim são tratados como lixo é uma vergonha mesmo como morador dá vergonha morar em um lugar assim

    ResponderExcluir

Bem Vindo ao " GRUPO DE AMIGOS do
repórter-RÉGIS SANTOS-190
São José dos Pinhais Pr.